mercedes gamba.jpg

QUEM SOMOS

Os profissionais que coordenam essa Formação são um grupo coeso e multidisciplinar de aconselhadores biográficos com atuações profissionais diversas nas áreas biomédica, humanas e exatas, tais como medicina, psicologia, pedagogia Waldorf, pedagogia social, terapia artística, consultoria organizacional e coaching. Possuem experiência em gestão e/ou docência de cursos e formações antroposóficas. 

Alexandra Mettrau, Carlos Vilhena, Heloisa Oliveira, Monica Motta, Selim Nigri, Silvio Urbano. 

Como supervisora da Trinus Formação Biográfica do Rio de Janeiro temos muito orgulho em ter conosco, Maria Mercedes Gamba.

A seguir os currículuns dos profissionais da nossa equipe.

GRUPO COORDENADOR

alexandra.jpg
Alexandra Mettrau Guedes
carlos.jpg
Carlos Vilhena
20180808_095154 (4).jpg
Heloisa Oliveira

Psicóloga e advogada, tendo cursado graduação em Ciências Biológicas. Formação em Pedagogia Waldorf (Campinas – SP) e Pedagogia Social (SP). Aconselhadora Biográfica e docente pela Escola Livre Antroposofia Formação e Estudos Biográficos, Juiz de Fora-MG (Goetheanum, Suíça). Docente da Escuela Eleusis de Formación Biográfica, Buenos Aires, Argentina, da ABMA e da Escola Livre Antroposofia Formação e Estudos Biográficos, Juiz de Fora-MG. Experiência em gestão pública e acompanhamento de projetos sociais e organizacionais. Criadora, coordenadora e docente da Formação em Economia Viva (SP), do Observatório de Si, do Cores da Alma e do Prosa de Vida. Pesquisadora multidisciplinar da antroposofia. Diretora secretária da Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos (ABAB) de 2013 a 2017. Colaboradora permanente do Portal nCiclos. Artista plástica. Atua como como Aconselhadora Biográfica e Psicóloga Clínica em trabalhos de grupo e individual, em consultório ou imersão.

MONICA3.jpg
Monica Motta

Graduada em atuária, com longa experiência gerencial, em consultoria e em planejamento de aposentadoria. Realiza trabalho voluntário como Amiga da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica RJ (ABMA RJ) desde 2013 atuando na gestão financeira dos cursos da organização. Aconselhadora Biográfica pela Associação Sagres (SC).(Goetheanum, Suíça). Cursando Economia Viva (SP). Membro do Ciclos da Vida Trabalhos Biográficos. Atua como aconselhadora biográfica e coach financeira, conectando biografia e educação financeira para o hoje e para o futuro, realiza trabalhos de grupo e individual ou imersão. 

Graduado em engenharia, com mais de 15 anos de experiência gerencial. Coach e consultor organizacional com especialização pela LUMO-SP. Realiza desde 2012 trabalho voluntário como Amigo da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica RJ (ABMA RJ) atuando na coordenação de cursos da organização.

Aconselhador Biográfico pela Associação Sagres (SC) -(Goetheanum, Suíça).Membro do Ciclos da VIda Trabalhos Biográficos. Atua como aconselhador biográfico realizando trabalhos de grupo e individual ou imersão. 

Selim.jpg
Selim Nigri

Engenheiro de produção pela UFRJ, com especialização em Marketing, Teatro, Aconselhamento Biográfico (Goetheanum, Suíça), Terapia Artística e Coaching (Co-Active Coaching, CTI, EUA). Com mais de 25 anos de experiência em consultoria empresarial, foi sócio da PriceWaterhouseCoopers (PwC)  e, depois, sócio da Adigo Consultores por 17 anos. Sua atuação abrange a condução de processos de desenvolvimento organizacional, planejamento estratégico, formação de consultores, coaching e desenvolvimento de times e lideranças. É sócio da Lumo Consultores e membro da Association for Social Development (ASD) e da International Coach Federation (ICF). É membro fundador e ex-presidente do Instituto EcoSocial, ex-coordenador do Programa Germinar (desenvolvimento de líderes sociais) e ex-diretor executivo e cultural da Sociedade Antroposófica no Brasil.

Médica Otorrinolaringologista e Clínica com formação em Medicina Antroposófica. Sócia e gestora da Audioclinica do Rio de Janeiro por 26 anos, atuando como médica, responsável técnica, diretora e gestora. Participou do Clinical Fountation Course - Kolisko Academy - Filderklinik – Alemanha (2018-2019). Curso de Formação de Líderes e Consultores ADIGO - LUMO (2006). Membro da Diretoria Executiva de Transição da ABMA Nacional. Foi presidente da ABMA RJ (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional RJ) no período de 2012 - 2016. Atual membro da coordenação de cursos da ABMA RJ. Docente dos cursos da ABMA. Cursando a Formação em Medicina Pedagógica em São Paulo (Sociedade Antroposófica/Kolisco). Aconselhadora Biográfica pela Associação Sagres (SC)- (Goetheanum, Suíça). Membro do Ciclos da Vida Trabalhos Biográficos. Coordenadora da Trinus Formação Biográfica do RJ. Atua como médica em consultas e como  Aconselhadora Biográfica em trabalhos de grupo e individuais, em consultório em Ipanema, virtual ou em imersão. 

silvio (3).jpg
Silvio Urbano

Foi fundador do Instituto EcoSocial e do Programa Germinar – Desenvolvimento de Líderes Facilitadores. É membro da ASD – Association for Social Development.desde 2008. Tem trabalhado continuamente nos ambientes corporativo e social com dedicação crescente na formação e preparação de líderes. Com formação em Jornalismo, graduação em Biografia Humana e atuação em Pedagogia Social, trabalhou como coach para pessoas físicas e em empresas como Santander, BG, Grupo Fleury, e Comgás; e também como consultor e instrutor em empresas como Porto Seguro, Petrobrás, Tegma, CESAN. Pelo Programa Germinar, formou lideranças sociais em diversos estados brasileiros, Argentina e Chile. É fundador da ComViver.

SUPERVISÃO

mercedes gamba.jpg
Maria Mercedes Gamba

Maria Mercedes Gamba é formada em Psicologia, em Biografia Humana e em Psicoterapia Antroposófica. Especializou-se inicialmente em psicologia organizacional, atuando por 20 anos em todas as áreas, finalizando em gestão e estratégias de empresa de tecnologia da informação, sob o enfoque da Antroposofia.

Cursou a Formação Biográfica e a partir de 1995 começa a atuar na formação em Biografia Humana e Antroposofia em Artemísia - Centro de Desenvolvimento Humano com a Dra.Gudrun Burkhard.  Atuou por cinco anos na gestão e no trabalho biográfico na Artemísia.

Fez parte da Formação Biográfica de São Paulo sendo o grupo inicialmente coordenado pela Dra. Gudrun Burkhard, e depois supervisionado por ela quando assumiram a coordenação do curso, atuando como coordenadora e docente.

Na Formação Biográfica de Florianópolis - Biografia e Caminho Iniciático - foi membro do grupo que elaborou o curso, atuando também como coordenadora e docente. Participou de reunião do Fórum Internacional de Formadores , em Londres, como representante do grupo de Florianópolis em seu  segundo ano de funcionamento .

É docente do Curso de Introdução à Antroposofia junto à Sociedade Antroposófica e membro do Conselho Administrativo da ABT (Associação Beneficente Tobias).

Atua em consultório para adultos, com ênfase em Antroposofia, e como coordenadora de processos biográficos individuais ou em grupo.